Notícias


Resultado final Pibiart – seleção de bolsistas e voluntários

Juiz de Fora, 22 de agosto de 2025

Anunciamos o resultado da seleção para bolsistas Pibiart 2025-2026 para o projeto “Vivências no Central”.

A lista está organizada por ordem de classificação, sendo os 4 primeiros beneficiados com bolsa e os 6 seguintes, voluntários. Os demais serão direcionados para o cadastro reserva. Em caso de desistência de algum voluntário, os demais poderão ser convocados a qualquer momento durante a vigência deste Edital.

1º            201966093A        Bolsista

2º            202385009           Bolsista

3º            202397016           Bolsista

4º            202197001           Bolsista

5º            202384031           Voluntário

6º            202397049           Voluntário

7º            202385025           Voluntário

                202297037           Voluntário

8º            202395019           Voluntário

9º            202497015           Voluntário

10º          202497008           Voluntário

11º          202397044           Cadastro Reserva

12º          202384028           Cadastro Reserva

13º          202396039           Cadastro Reserva

14º          202391023           Cadastro Reserva

                202385010           Desclassificado ou não compareceu à entrevista

                202397008           Desclassificado ou não compareceu à entrevista

                202384003           Desclassificado ou não compareceu à entrevista

                202384004           Desclassificado ou não compareceu à entrevista

                202384033           Desclassificado ou não compareceu à entrevista

                202294501           Desclassificado ou não compareceu à entrevista

                202495012           Desclassificado ou não compareceu à entrevista

.

ATENÇÃO: Os classificados como Bolsista ou Voluntário deverão realizar cadastro no sistema SEI para assinar o Termo de Compromisso bem como demais documentos que forem necessários. Link com orientações para cadastro no SEI: https://www2.ufjf.br/sei/perguntas-frequentes/usuario-externo/

Na segunda-feira, dia 25 de agosto, enviaremos orientações sobre assinatura do Termo de Compromisso e início das atividades. Fiquem atentos aos seus e-mails.

A equipe do Projeto Vivências no Central agradece pelo interesse de todos os candidatos e dá boas vindas aos aprovados!

Divulgação de classificação da 2ª etapa do projeto Vivências no Cine-Theatro Central

Publicado em 19 de agosto de 2025

Conforme previsto no Edital de Seleção para o Programa de Bolsas de Iniciação Artística – Pibart / Edição 2025-2026 – Projeto Vivências No Cine-Theatro Central – publicamos abaixo a lista dos candidatos convocados para a etapa das entrevistas:

Os demais candidatos tiveram suas inscrições indeferidas e justificadas via Siga X.

Caso algum candidato não possa comparecer no horário agendado, favor entrar em contato pelo e-mail cinetheatrocentral@ufjf.br.

Prorrogado o prazo de inscrições para o edital Palco Central 2025

Publicado em 18 de agosto de 2025

O Cine-Theatro Central informa que, devido a problemas técnicos no formulário de inscrições, o prazo para submissão de propostas ao edital Palco Central 2025 foi prorrogado até as 23h59 do dia 20 de agosto de 2025.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do formulário online, disponível no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdz-vupNgtwRCEexx2DuYF0QT8XWtNsAZM_AsCRpcYEn4pjEg/viewform
Caso enfrente qualquer dificuldade técnica que impeça o envio da inscrição, orientamos que encaminhe, até as 23h59 do dia 20/08/2025, um e-mail para cinetheatrocentral@ufjf.br com os seguintes itens:

  1. Capturas de tela das páginas do formulário, com todos os campos devidamente preenchidos;
    Caso não consiga gerar as capturas de tela, é possível enviar, no corpo do e-mail, a transcrição integral das respostas que seriam preenchidas no formulário.
  2. Arquivos anexos obrigatórios, que seriam submetidos por meio deste formulário.
    Importante: propostas enviadas anteriormente, seja por meio do formulário antigo ou por e-mail, não precisam ser reenviadas.
    Pedimos desculpas pelos transtornos e agradecemos pela compreensão de todos os participantes.

ORIENTAÇÕES EM CASO DE PROBLEMAS TÉCNICOS NO ENVIO DO FORMULÁRIO PALCO CENTRAL 2025

Publicado em 15 de agosto de 2025

Caso enfrente qualquer dificuldade técnica que impeça o envio de sua inscrição, orientamos que encaminhe, até as 23h59 do dia 17/08/2025, um e-mail para cinetheatrocentral@ufjf.br com os seguintes itens:

Capturas legíveis de tela das páginas do formulário, com todos os campos devidamente preenchidos;

Caso não consiga gerar as capturas de tela, é possível enviar, no corpo do e-mail, a transcrição integral das respostas que seriam preenchidas no formulário.

Arquivos anexos obrigatórios, que seriam submetidos por meio deste formulário.

Essa medida visa não prejudicar os(as) candidatos(as) diante de eventuais instabilidades técnicas.
O prazo editalício não será prorrogado.

Ao enviar sua inscrição por e-mail, o(a) proponente não se exime da declaração constante ao final do formulário, sendo considerada, para todos os fins, a sua concordância com os termos ali descritos.

Informamos que devido a um erro interno do Google, foi necessário alterar o link de inscrição. O novo link a ser utilizado é:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdz-vupNgtwRCEexx2DuYF0QT8XWtNsAZM_AsCRpcYEn4pjEg/viewform

Palco Central 2025 abre inscrições com apoio a 31 propostas artísticas

Publicado em 04 de julho de 2025

A Pró-reitoria de Cultura da UFJF, por meio do Cine-Theatro Central, lança o edital Palco Central 2025, que recebe inscrições a partir desta sexta-feira, 4 de julho, até as 23h59 do dia 17 de agosto de 2025. A iniciativa selecionará 31 propostas artísticas, com um investimento total de R$ 84 mil, distribuído entre os projetos aprovados.

As apresentações ocorrerão entre setembro de 2025 e junho de 2026, prioritariamente às terças-feiras, às 18h30. Com entrada gratuita, os espetáculos promovem uma experiência intimista no palco do Cine-Theatro, com limite de até 120 espectadores por sessão — todos acomodados lado a lado com os artistas.

O projeto busca aproximar público e arte em uma relação mais direta e afetiva, transformando o palco em espaço de envolvimento e integração. Além de valorizar a produção cultural local e democratizar o acesso ao teatro, também contribui com a dinâmica do centro da cidade, oferecendo uma opção de lazer gratuita e acessível para quem circula por essa região em um horário mais conveniente.

ler mais

Taís Víera e Duo Rio de Ouro homenageiam Cláudio Santoro no palco do Cine-Theatro Central

Publicado em 28 de abril de 2025
Redigido por Júlia Damasceno

Divulgação

Nesta quarta-feira (30), o Cine-Theatro Central recebe a atriz, cantora lírica e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Taís Víera, para a apresentação do recital “Santoro em Cartas e Canções”, em parceria com o Duo Rio de Ouro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A apresentação começa às 19h, com entrada gratuita. Os ingressos são limitados e serão distribuídos na recepção do Central.

Trata-se de um recital com obras do compositor e maestro brasileiro Cláudio Santoro, resultado do projeto de pesquisa “A música de Cláudio Santoro e suas memórias (Acervo Sonia Santoro)”, vinculado ao Projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão Africanias/UFRJ. O projeto investiga a teoria e a prática da música vocal brasileira e seus aspectos afro-íbero-americanos.

Acervo Sonia Santoro
O Acervo Sonia Santoro é o arquivo pessoal da filha de Cláudio Santoro, Sonia, e reúne diversos materiais, como fitas cassete, cartas, fotografias e partituras. O acervo é composto também por documentos provenientes de três outras fontes: Carlota Santoro (primeira esposa de Cláudio Santoro), Janete Alimonda (pianista) e a própria Sonia Santoro.

O repertório do recital busca retratar a trajetória musical do compositor em diferentes fases de sua vida: o período dodecafônico, o nacionalista e os anos vividos na Alemanha e na França. As obras foram escolhidas a partir da leitura de cartas, que revelam as experiências e reflexões de Cláudio Santoro em suas trocas com amigos e familiares.

ler mais

Milton Nascimento e Clube da Esquina inspiram livros com lançamento no Central

Publicado em 19 de março de 2025
Redigido pela produção

Divulgação

O Cine-Theatro Central promove, no dia 26 de março (quarta-feira), a partir das 19 horas, uma roda de conversa sobre dois livros que perpassam momentos importantes da história da música brasileira até então pouco conhecidos. Na sequência, os autores presentes, Vilma Nascimento e João Marcos Veiga (“De onde vem essa força”) e Duca Leal (“Histórias de outras esquinas”), receberão o público para uma sessão de autógrafos.

A atividade acontece no palco do histórico teatro juiz-forano, em projeto de ocupação cultural do Cine-Theatro Central. Com capacidade para 120 presentes, os ingressos já estão sendo distribuídos gratuitamente na bilheteria do local. O encontro mais intimista entre os artistas e o público segue o formato do projeto Palco Central, que vem sendo realizado com sucesso pela casa.

“De onde vem essa força”, idealizado por Vilma Nascimento, narra a trajetória da família biológica de um dos maiores artistas do mundo. Em história até então desconhecida, a obra remonta à lida rural da avó de Milton Nascimento na cidade de Lima Duarte, passando pela trajetória de suas filhas em Juiz de Fora até o Rio de Janeiro. Segundo ela, o músico cita a prima Vilma e a tia Ercília na clássica canção “Raça”, que inspirou o título do livro.

Lançada pela editora Letramento de Belo Horizonte, a obra, também assinada por Jary Cardoso e João Marcos Veiga, traz não apenas uma pesquisa cuidadosa sobre as origens de Bituca, mas também importantes reflexões sobre temas pungentes como negritude, música e força feminina no núcleo familiar, a maioria rastreada do próprio repertório de composições do artista. 

ler mais

Palco Central traz o Trio Arcos de Minas em Clássicos da MPB para Cordas

Publicado em 18 de março de 2025
Redigido pela produção

Foto: Victor Bocafoli

O palco do Cine-Theatro Central recebe, na terça-feira, 25 de março, às 19 horas, o concerto “Clássicos da MPB para Cordas”. Em destaque, a estreia do trio Arcos de Minas, formado por Álisson Berbert e Ladislau Brun nos violinos e Bruna Berbert no violoncelo, executando 13 arranjos instrumentais feitos especialmente para o evento pelo compositor Luiz Castelões. O concerto conta também com a leitura dramatizada das letras das músicas pelo ator Jeann Cavallari.

Os arranjos cobrem um repertório diversificado da MPB, lançado entre as décadas de 1950 e 1990, por compositores e intérpretes de diferentes gerações, como Tom Jobim, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Geraldo Vandré, Alceu Valença, Djavan, Marisa Monte e Ed Motta. O espetáculo promete ser uma experiência única, pela inovação e
criatividade dos arranjos, além do nível técnico dos instrumentistas.

Os integrantes do espetáculo atuam na UFJF como servidores e alunos do Departamento de Música da instituição. A entrada é franca e os ingressos estão limitados a 120 pessoas, com retirada na recepção do teatro, de amanhã até sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; e sábado, das 9h às 12h, sendo que a entrada para assistir ao espetáculo se dá pela portaria lateral, localizada na Galeria Azarias Vilela.

ler mais

Cine-Theatro Central comemora 96 anos de histórias e de impacto cultural

Publicado 17 de março de 2025
Redigido por Maria Fernanda Braga

Divulgação

Palco de artistas como Bibi Ferreira, Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Milton Nascimento e Débora Colker, o Cine-Theatro Central, patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1994, comemora os seus 96 anos com um evento repleto de alegria e musicalidade proporcionadas pelo grupo Gafieira na Surdina, além de artistas relevantes da cena musical de Juiz de Fora e região, como Alessandra e Aline Crispim, Caetano Brasil, Roger Rezende e Sandra Portella. Com entrada franca mediante convites distribuídos pela casa a partir do dia 25 de março, o espetáculo acontece no domingo, 30 de março, às 19h30, dando espaço à criação juiz-forana. O público pode se acomodar a partir das 18h30, quando abrem os portões.

Diretor do Cine-Theatro Central desde 2017, Luiz Cláudio (Cacáudio) Ribeiro aposta que o evento “é uma oportunidade para celebrar esse espaço icônico para a arte e cultura de Juiz de Fora e região, se aproximando cada vez mais da população por meio de um espetáculo que dialoga com as perspectivas populares e eruditas ao mesmo tempo”. O pró-reitor de Cultura, Marcus Medeiros, destaca a importância da data e desse espaço que se consolida
como um dos equipamentos culturais da Procult responsáveis pela efervescência e pelo protagonismo da UFJF no campo das artes em Juiz de Fora e região, rompendo essas fronteiras em inúmeras ocasiões.

Idealizado pela Companhia Central de Diversões, o Cine-Theatro Central foi inaugurado em 30 de março de 1929. Juiz de fora ganhava então um espaço artístico no coração da cidade. O projeto do arquiteto ítalo-brasileiro Raphael Arcuri foi executado pela Construtora Pantaleone Arcuri, com pinturas parietais de Angelo Bigi, e se tornou um ambiente de
celebração da arte ao longo de décadas. “Como instituição responsável pela administração do Cine-Theatro Central desde 1994, a UFJF assumiu o compromisso de preservar a integridade da casa, adequando suas instalações para melhor receber artistas e público, o que é um desafio que a Procult tem conseguido vencer graças ao empenho da Administração Superior”.

ler mais

Orquestra Sinfônica Pró-Música realiza Concerto de Carnaval no Cine-Theatro Central

Publicado em 17 de fevereiro de 2025

Foto: Marcus Castelli

O Cine-Theatro Central recebe a Orquestra Sinfônica Pró-Música no dia 20 de fevereiro, quinta-feira, às 20h, para a realização do tradicional Concerto de Carnaval. Sob a direção do maestro Victor Cassemiro, o espetáculo traz a união de compositores clássicos com os ritmos da música popular brasileira. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados a partir desta terça-feira, dia 18, na recepção do Central.

O Concerto de Carnaval, antes denominado Concerto de Máscaras, tem o objetivo de rememorar as antigas tradições dos bailes de máscaras que aconteciam no Brasil. Neste ano de 2025, a Orquestra contará com a participação especial da bateria do bloco Só Love, dos integrantes projeto cultural Semente de Bamba e do corpo de baile da escola de dança Baliamo.

Para Cassemiro, trata-se de uma oportunidade especial para revisitar momentos que trouxeram ludicidade às festas de Momo. “E vai além com um repertório capaz de surpreender, trazendo, por exemplo, o concerto para Dois Violinos de Bach, uma das obras primas do barroco. Traz também Gonna fly now (Rocky em Samba), Feira de Mangaio e um pot-pourri de sambas enredo, entre outras canções”.

ler mais