Publicado em 19 de março de 2025
Redigido pela produção
O Cine-Theatro Central promove, no dia 26 de março (quarta-feira), a partir das 19 horas, uma roda de conversa sobre dois livros que perpassam momentos importantes da história da música brasileira até então pouco conhecidos. Na sequência, os autores presentes, Vilma Nascimento e João Marcos Veiga (“De onde vem essa força”) e Duca Leal (“Histórias de outras esquinas”), receberão o público para uma sessão de autógrafos.
A atividade acontece no palco do histórico teatro juiz-forano, em projeto de ocupação cultural do Cine-Theatro Central. Com capacidade para 120 presentes, os ingressos já estão sendo distribuídos gratuitamente na bilheteria do local. O encontro mais intimista entre os artistas e o público segue o formato do projeto Palco Central, que vem sendo realizado com sucesso pela casa.
“De onde vem essa força”, idealizado por Vilma Nascimento, narra a trajetória da família biológica de um dos maiores artistas do mundo. Em história até então desconhecida, a obra remonta à lida rural da avó de Milton Nascimento na cidade de Lima Duarte, passando pela trajetória de suas filhas em Juiz de Fora até o Rio de Janeiro. Segundo ela, o músico cita a prima Vilma e a tia Ercília na clássica canção “Raça”, que inspirou o título do livro.
Lançada pela editora Letramento de Belo Horizonte, a obra, também assinada por Jary Cardoso e João Marcos Veiga, traz não apenas uma pesquisa cuidadosa sobre as origens de Bituca, mas também importantes reflexões sobre temas pungentes como negritude, música e força feminina no núcleo familiar, a maioria rastreada do próprio repertório de composições do artista.
A história tem forte relação com a Zona da Mata, proporcionando, através da saga da família Nascimento, uma leitura sobre urbanização na região, desafios frente à desigualdade e redes de sobrevivência e sociabilidade em Juiz de Fora e Rio de Janeiro. O livro relata ainda cenas históricas do Cine-Theatro Central, a partir do festival da canção realizado em 1972 com a presença de ícones da MPB.
Já em “Histórias de outras esquinas” (editora CRV), Duca Leal relata sua amizade com integrantes do Clube da Esquina, de Milton Nascimento a Toninho Horta e Flávio Venturini, além de toda a família Borges – a escritora foi casada com Márcio Borges e inspirou as músicas “Um girassol da cor de seu cabelo” e “Vento de maio”.
Além de relatar o convívio com expoentes da música (Elis Regina, Caetano Veloso) e do teatro (José Celso Martinez, Eid Ribeiro), a obra traz as descobertas de uma adolescente inquieta, curiosa, que de repente se vê frente à ditadura militar, a maternidade, os prazeres e as dificuldades da vida adulta, o dinheiro regrado e sua determinação de continuar estudando e se fazendo ouvir.
Sempre escrevendo, Duca Leal ainda atuou como produtora musical e letrista, idealizando o álbum “Os Borges” (1980) e assinando letra das canções “Pros meninos” (com Nico Borges) e “Outro cais” (com Marilton Borges), presentes no disco.
Serviço
Evento: Lançamento e roda de conversa com autores dos livros “De onde vem essa Força” e Histórias de outras esquinas”
Local: Cine-Theatro Central
Endereço: Praça João Pessoa s/nº – Calçadão da Rua Halfeld – Centro – Juiz de Fora, MG).
Classificação: Livre
Entrada: franca, mediante convites limitados a 120 pessoas, com retirada na recepção do teatro, até sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h; e sábado, das 9h às 12h, sendo que a entrada para assistir ao espetáculo se dá pela portaria lateral, localizada na Galeria Azarias Vilela.
Outras informações: Cine-Theatro Central – (32) 2102-6330 e João Marcos Veiga (31) 98788-4534