Grupo de Dança Camaleão faz duas apresentações gratuitas no Cine-Theatro Central

Publicado em 10 de junho de 2015

Diariamente somos expostos a milhares 6de Imagens, sons e acontecimentos que passam por nós em velocidade quase incontrolável. Mas como nosso cérebro trabalha para reter todas essas informações?  Esse é o questionamento realizado no espetáculo Retina, do Grupo de Dança Camaleão, que sobe ao palco do Cine-Theatro Central nos próximos sábado, 13, e domingo, 14.

O espetáculo tem por objetivo refletir como lidamos com o excesso de informação e expressar no corpo as sensações causadas por esse bombardeio. “Partimos desse aspecto subjetivo para perceber o quanto nos rendemos: quem ‘seguimos’, quais comportamentos nos influenciam, enfim, tudo que nos afeta ao redor. Então, chegamos à retina – a parte do olho onde se formam as imagens – esse filtro em que o claro e o escuro, a sombra e a luz, se misturam”, comenta Marjorie Quast, diretora geral do grupo.

A trilha sonora, assinada por Kiko Klaus, reúne ídolos marcados pelo excesso e a transgressão que morreram aos 27 anos. Ao som de Janis Joplin, Jimi Hendrix, Jim Morrison, Kurt Cobain e Amy Winehouse, os movimentos da dança de rua se misturam à dança contemporânea, criando um ambiente urbano e irreverente.

Retina é o 14º espetáculo do Grupo de Dança Camaleão, considerado uma das melhores companhias de dança do país. A apresentação conquistou as categorias de Melhor Espetáculo, Melhor Iluminação, Melhor Cenografia e Melhor Trilha Sonora no 1º Prêmio Copasa/SINPARC de Artes Cênicas em 2013.

 

O grupo

A companhia tem em seu repertório 14 montagens assinadas por 11 destacados profissionais nacionais e internacionais, entre eles Carlota Portela, Mário Nascimento, Luís Arrieta, Tindaro Silvano e Tuca Pinheiro. Em parceria com o Núcleo Artístico, criado em Belo Horizonte em 1978, eles participam, incentivam, criam e divulgam a dança cumprindo com o seu compromisso social de educadores e difusores culturais, o que torna a companhia berço de renomados artistas nacionais. Por isso, a Camaleão é uma das companhias representativas do país por seu aspecto plural – da pedagogia e formação consistente na dança à realização de espetáculos de estilos variados. O grupo transforma o pensamento e a dança ao longo dos anos investindo em novos caminhos, novas possibilidades de pesquisa e criação, aprimorando constantemente a qualidade de suas produções.

 

Retina – Grupo de Dança Camaleão

Dia, 13, às 20h30m, e dia 14 de junho, às 19h30m, no Cine-Theatro Central

Entrada franca

 

Mais informações

Cine-Theatro Central – (32) 3215-1400

Adicionar a favoritos link permanente.