O projeto Palco Central, que teve sua primeira edição no início do mês de agosto com a banda Blend 87, desta vez volta seus olhares e energias para a apresentação teatral do Corpo Coletivo. O grupo de teatro traz para o palco do Cine-Theatro Central a peça Plástico Bolha: quando a ausência é a única presença, além de oferecer ao público a Oficina de Teatro Provocativo.
A Cia. Corpo Coletivo, grupo de teatro contemporâneo, foi formada em 2015 pelos artistas Carú Rezende, Hussan Fadel e Vinicius Cristovão, e há alguns anos tem como morada para suas pesquisas e experimentações teatrais e artísticas o espaço OAndarDeBaixo, em Juiz de Fora. Desde sua chegada ao espaço de criação, localizado na parte baixa da Rua Floriano Peixoto, já apresentou peças como Coisas Invisíveis, voltada para o público infantil, Plástico Bolha e Casa dos Espelhos, além de propor oficinas e montagens teatrais.
Plástico Bolha: quando a ausência é a única presença
A partir das inquietações sobre o que nos faz falta, nossos afetos e conexões, a peça quebra a quarta parede e cria um momento de verdadeira troca e conexão com o público. Tem a direção do diretor e dramaturgo Hussan Fadel e texto do jornalista Mauro Morais, além da codireção do artista Rafael Ski.
O elenco conta com Carú Rezende e Vinícius Cristóvão, que trabalharam também para sua produção, e Thafarel Araújo como assistente de produção. Quem cuidou de todo o cenário foi Carlos Eduardo Ribeiro, com iluminação criada pela Cia. Corpo Coletivo. Figurinos são assinados por Babi Gouvêa e Juliana Hallack, e o visagismo é de Heron Rodrigo.
Oficina de Teatro Provocativo
“A oficina é um momento de compartilhamento dos processos de criação do grupo em encontro com outras individualidades criativas”, informa a Cia. Corpo Coletivo. A oficina acontece na manhã do dia 4 de setembro, entre 9h e 12h, no mesmo palco onde à noite serão recebidos artistas e público. A oficina é aberta a todos, podendo-se inscrever qualquer pessoa que tenha interesse pelo teatro e artes, desde que maiores de 18 anos.
As inscrições podem ser feitas através de formulário online disponível em http://bit.ly/2PcSUGx
Observação: Caso não receba retorno de confirmação da inscrição pelo email inscrito entre em contato com a produção do Cine-Theatro Central ou do Corpo Coletivo.
O participante deverá ir com roupas confortáveis para trabalho corporal.
Palco Central
Além de trazer artistas, músicos, peças de teatro, dança e performances produzidos em Juiz de Fora ou região para o palco do Central, o objetivo do projeto é fazer com que os artistas e o público dividam a cena. Ou seja, o palco estará aberto, e as pessoas poderão assistir às apresentações lado a lado da atração do dia, de forma intimista, criando um novo jeito de compartilhar e experimentar o espaço.
A proposta, realizada e produzida de forma conjunta entre as equipes da Pró-reitora de Cultura da UFJF e do Cine-Theatro Central, com aval do Conselho Diretor, foi criada para atender a todas e todas, de forma igualitária, com ingressos distribuídos gratuitamente ou com arrecadação com valores populares.
De forma experimental, o projeto tem sua estreia em agosto, e contará com uma edição sempre nas primeiras terças-feiras de cada mês, até dezembro deste ano. Para as primeiras cinco edições, a produção do teatro buscou selecionar artistas locais que trouxessem diversidade de manifestações e expressões artísticas, além de fazer um apanhado entre aqueles que tiveram seus trabalhos lançados recentemente, ou que estivessem desempenhando um importante e constante papel na movimentação e agitação cultural atual da cidade.
Palco Central apresenta Corpo Coletivo – Plástico Bolha: quando a ausência é a única presença
Dia 4 de setembro, terça-feira, às 18h30, no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa s/n, Centro – Juiz de Fora, MG). Entrada pela lateral do teatro na Galeria Azarias Vilela).
Ingressos
Entrada franca (Os ingressos podem ser retirados gratuitamente na recepção do teatro, das 9h às 12h e das 14h às 17h).
Outras informações:
Cine-Theatro Central – (32) 3231-4051