Publicado em 10 de julho de 2018
O XV Congresso Regional Sudeste da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil apresenta, em seu último dia de concertos de gala de coros federados e convidados, mais seis grupos de diferentes estados brasileiros. O concerto acontece na sexta-feira, dia 20, no Cine-Theatro Central, com entrada franca.
Abrindo as apresentações, o Coral Canarinhos de Campo Largo, do Paraná, será regido pelo Maestro Théo de Petrus, idealizador do projeto, em 1989, numa parceria entre a Prefeitura Municipal e a Escola Juventude de Campo Largo. Cinco anos depois, houve o desligamento, tornando-se a Associação dos Amigos dos Meninos Cantores de Campo Largo, instituição agregada à Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil, cujos congressos o grupo frequenta todos os anos. O Coro participa de formaturas, casamentos, e eventos dos mais diversos tipos. Em sua sede, meninas e meninos da rede municipal de ensino, selecionados a cada ano, realizam três ensaios por semana. Além disso, recebem, gratuitamente, aulas de teoria, técnica vocal, flauta doce e violino por duas vezes na semana.
Em seguida, apresenta-se o Coral Mater Ecclesiae, fundado pelo Padre José Januário Moreira, em 1995, na cidade de Santa Luzia (MG). Dois anos depois, já fazia parte da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil e da Federação Internacional Pueri Cantores, com sede em Roma. Em 1999, gravou seu primeiro CD, relançado em 2009, em edição remasterizada.Também conhecido como “Meninos Cantores de Santa Luzia”, o coral é formado por 45 integrantes titulares, entre 8 e 20 anos, e é regido, desde sua criação, pelo maestro Cleber Geraldo Vieira de Castro.Na área artística, o coral trabalha com quatro naipes principais, executando peças de até oito vozes. Seu repertório abrange desde o canto gregoriano, a música sacra e profana do período renascentista, até peças contemporâneas de caráter folclórico e popular.
O terceiro grupo a se apresentar é o Coral dos Meninos Cantores de Nova Erechim, de Santa Catarina, fundado em 1994. Seu ingresso na Federação Nacional aconteceu três anos depois. Entre suas atividades estão a participação mensal da celebração na Capela Nossa Senhora de Fátima, apresentações em toda a região oeste de Santa Catarina e participação nos Congressos Nacionais. Atualmente, o grupo é composto por 20 integrantes e está sob a regência da maestrina Letícia Bertoldi.
Logo após, é a vez do coral gaúcho dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo, sob a regência do maestro Djeison Borges. Fundado em 2005, o Coral é presidido por José Isaias da Costa. Com repertório variado, do erudito ao popular, o grupo já se apresentou em várias cidades do estado do Rio Grande do Sul.
O Coral Meninos Cantores do Divino Espírito Santo, da cidade de Pratápolis (MG) é o quinto, e penúltimo, da noite. Tem apenas cinco anos de existência, mas também muitas conquistas. Em julho de 2015, apresentou a Missa semanal no Canal Rede Vida de televisão. Um ano depois, passou a ser integrante da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil. O Coral, regido pelo Maestro Rildo Batista Andrade, faz apresentações regulares em eventos cíveis e culturais, e tem o compromisso de atuar nas missas da Igreja do Divino Espírito Santo, tendo participação marcante em sua cidade de origem.
O Coral dos Pequenos Cantores de Passos, também fundado em 2013, e atualmente mantido pela Associação São Francisco, é o responsável por encerrar as apresentações. De acordo com o coordenador e fundador, Felipe Terra, a iniciativa da criação do projeto surgiu há muitos anos, quando ele ainda participava do Coral Arabesque, no Educandário, onde teve os primeiros contatos com o canto-coral e com a música erudita, propriamente dita. “A partir daí, sempre assisti […] concertos com corais […]. No entanto, sempre questionei não termos em Passos algum projeto dedicado a crianças e adolescentes com a finalidade do ensino musical”. Os estilos musicais trabalhados pelo coral são variados, mas seu foco principal são músicas eruditas. Desde janeiro de 2015, Roniely de Sousa é o regente titular.
XV Congresso Regional Sudeste da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil – Concerto de Gala (Coros Federados)
Dia 20, às 19h, no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa, s/n, Centro – Juiz de Fora, MG)
Entrada franca (Os convites serão distribuídos no Centro Cultural Pró-Música no dia de cada apresentação, de 8h30 às 17h30. Máximo de quatro convites por pessoa)
Programa
Canarinhos de Campo Largo – Regência: Théo de Petrus
Laudade Pueri – J. S. Bach (Adaptação: Théo de Petrus)
Missa em Sib – Pe J. M. N. Garcia
Angelus Domini – Joseph Gruber (Adaptação: Théo de Petrus)
Homem Pedra – Théo de Petrus
Coral Mater Ecclesiae – Meninos Cantores de Santa Luzia – Regência: Cleber de Castro
Missa Brevis – A. Lotti
Ich lasse dich nicht (2ª parte) – J. Christoph Bach
Coral dos Meninos Cantores de Nova Erechim – Regência: Letícia Bertoldi
Missa Brevis for 3 voices – Stephanie Martin
Surely the Lord is in this place – Herbert Colvi
Meninos Cantores de Novo Hamburgo – Regência: Djeison Borges
Adoramos te Christe – Palestrina
Weep, o mine eyes – John Bennett
The Lord bless you and keep you – John Rutter
Gaudêncio 7 luas – Luis Coronel (Arranjo: Atos e Tiago Flores)
Meninos Cantores do Divino Espírito Santo – Regência: Rildo Batista Andrade
Jesu Dulcis Memoria – T. L. de Victoria
The Lake Isle – Ola Gjeilo
O Fulú Lorêrê – Osvaldo Lacerda
Coral Pequenos Cantores de Passos – Regência: Roniely de Sousa
The Lord bless you and keep you – John Rutter
Mãezinha do céu – Arranjo: Pe. João Lyrio Tallarico
Poutpourri: Baião – Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira (Arranjo: Alexandre Zilahi) + Anunciação – Alceu Valença (Arranjo: Manuel Figueiredo de Abreu)
Outras informações:
Coral Mater Verbi (32) 2102-7728
Diego Pedrosa Frizero – (32) 9-8834-5129