Publicado em 09 de julho de 2018
O XV Congresso Regional Sudeste da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil começa no dia 18, com concerto de abertura do Coral Mater Verbi – Meninos Cantores da Academia no Cine-Theatro Central. Essa é a segunda vez em sua história que o evento integra a programação do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.
O Mater Verbi é o coral mais antigo de Juiz de Fora, com mais de 60 anos de história. O grupo já lançou dois LP’s e três CD’s e foi agraciado, por três vezes, com Bênçãos Apostólicas concedidas pelo Vaticano através dos Papas. Formado por alunos e ex-alunos do Colégio Cristo Redentor-Academia, o coro é sócio co-fundador da Federação, que dá nome ao Congresso, e é, desde sua criação, membro da Federação Internacional dos Pueri Cantores.
O grupo, composto somente por meninos, faz a abertura do evento às 19h, no Cine-Theatro Central, com acompanhamento da pianista Larissa Del Lhano e sob regência do maestro Diego Pedrosa Frizero. O regente ressalta que “o Congresso da Federação de Meninos Cantores é um evento grandioso, onde coros federados do Brasil e do mundo se unem formando uma única voz”. A ideia é promover um intercâmbio entre os coros membros da Federação, estimulando e desenvolvendo a prática do canto coral.
Ao integrar a programação do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, o Congresso reforça, segundo Frizero, a importância de se apresentar diferentes estilos musicais. Para o Festival há um repertório comum a todos os coros e músicas escolhidas para cada coral. Esse repertório dialoga com o perfil do Festival ao contar com canções sacras, barrocas, eruditas, além do canto popular e folclórico. A parceria, na opinião do regente, amplia o espaço para que músicos e público possam se apresentar, conhecer mais sobre musica e trocar experiências. O Mater Verbi também se apresenta no dia 19, junto com outros grupos.
Concerto de Abertura do XV Congresso Regional Sudeste da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil – Regência: Diego Pedrosa Frizero
Dia 18 de julho, às 19h, no Cine-Theatro Central (Praça João Pessoa, s/n, Centro – Juiz de Fora, MG)
Entrada franca (Os convites serão distribuídos no Centro Cultural Pró-Música no dia de cada apresentação, de 8h30 às 17h30. Máximo de quatro convites por pessoa)
Programa
Maria Wiegenlied – Max Reger
Marche Des Rois – J. B. Luly
El Sueño grande – S. Denis / Hernandez
Liberdade – Ronaldo Miranda
Mascara Negra – Zé Keti
Omnes Gentes – J. B. Luly
Schlafe Mein Kindlein – Anônimo
Schlafe Mein Prinzchen – Mozart
Regência: Diego Pedrosa Frizero
Pianista Larissa Del Lhano
Outras informações:
Coral Mater Verbi (32) 2102-7728
Diego Pedrosa Frizero – (32) 9-8834-5129