Juiz de Fora será palco para grupos corais da Europa, da América Latina e do Brasil, com o início da 21ª edição do Festival Internacional de Coros de Juiz de Fora (Festcoros), cuja abertura acontece tradicionalmente no Cine-Theatro Central. Este ano, o concerto de abertura será dia 21 de setembro, às 20h.
Para o maestro Domício Procópio, diretor do evento, o Central é o mais importante palco de Juiz de Fora: “O teatro possui uma excelente qualidade de som, além de beleza. Assim, torna-se um ambiente perfeito para o encontro entre grupos brasileiros e internacionais.”
A noite do dia 21 contará com a apresentação dos dois corais estrangeiros convidados desta edição – da Itália e da Argentina – e de nove corais nacionais, o que, para o diretor do evento, permite a troca de informações e o conhecimento de culturas por meio da música.
O Reconquista Municipal Coro Polifónico da Argentina nasceu com a sua primeira apresentação pública, em 29 de junho de 1953. Seu fundador e primeiro mestre, o professor Denis Cantero, liderou a organização por mais de 40 anos. Já o grupo italiano Coro Ana Valnure, surgiu em março de 1973 sob o nome de Coral Bettolese, formado por voluntários de canto coral da montanha. O grupo já fez mais de 750 shows na Itália e no exterior.
O encerramento do festival, dia 26, sábado, será também no Cine-Teatro Central, em uma noite de gala e apresentação de sete corais nacionais e os dois internacionais convidados (Confira aqui a íntegra da programação do Festcoros).
O Festival
Ao longo de seis dias, o público poderá conferir 40 apresentações em 30 lugares diferentes. Participam desta edição 16 corais, dos quais dois são internacionais. Participarão dez corais de Juiz de Fora, além de grupos de Contagem, Miguel Pereira(RJ) e Olaria. Todas as apresentações são gratuitas.
Além de Juiz de Fora, as cidades de Lima Duarte, Conceição de Ibitipoca, Rio Novo, Maripá, Argirita e Guarani participam do roteiro de apresentações. Os locais escolhidos para os 40 concertos nestas sete cidades são os mais variados: escolas, igrejas, albergue, universidades, prefeitura, câmara, calçadão, galerias, praças e shoppings. A edição deste ano retorna com o tradicional desfile dos corais pelo calçadão da Rua Halfeld que acontece na manhã de sábado, dia 21.
Apesar de a abertura oficial acontecer na noite do dia 21, pela manhã, os corais italiano e argentino se apresentam no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus de Juiz de Fora, que fica na Rua Bernardo Mascarenhas 1283, Bairro Fábrica.
Repercussão
O Festcoros é considerado um dos maiores eventos da música coral no Brasil e faz parte do calendário oficial da cidade. De acordo com a organização, o Festcoros leva cultura à população de Juiz de Fora e região e atrai turistas de todo o Brasil e do exterior, atingindo cerca de 20 mil pessoas.
Em 21 edições, no período de 1994 a 2015, participaram do evento corais internacionais de Itália, Portugal, Japão, Estados Unidos, Eslováquia, Lituânia, Egito, Chipre, Costa Rica, Equador, Uruguai, Chile, Colômbia, Venezuela, Paraguai e Argentina, além dos nacionais do Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Maranhão e Tocantins.
O Festcoros é organizado pela Associação Artística e Cultural Coro Municipal Juiz de Fora e realizado em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa, e com a Universidade Federal de Juiz de Fora. O Festcoros acontece em Juiz de Fora de 21 a 26 de setembro.
21ª edição do Festival Internacional de Coros (Festcoros) – Concerto de Abertura
Dia 21, às 20h, no Cine-Theatro Central
Entrada franca
Mais informações:
Cine-Theatro Central – (32) 3215-1400